domingo, 1 de maio de 2011

Água em acampamento - Idéias e produtos para purificar água

Nesta terceira e última parte de nossa postagem sobre a a purificação da água em acampamento vamos ver algumas idéias e produtos usados para ajudar a purificar a água enquanto fazemos caminhadas e acampamentos de final de semana.

Aproveitem bastante.



1 - Desinfecção solar


Paul Dean.
Muitos projetos de abastecimento de água e saneamento concentram-se em colocar mais água à disposição das pessoas e incentivar bons hábitos de higiene pessoal. A quantidade de água usada para banhos, limpeza e outras tarefas domésticas pode ser mais importantes para a boa saúde que a qualidade. Entretanto, a qualidade da água para beber é muito importante.
A água para beber que não é limpa freqüentemente causa diarréia e outras doenças transmitidas pela água. Cada família deve, portanto, tentar purificar a água o suficiente para beber e cozinhar. Esta água deve ser separada do resto da água doméstica. Ela nunca deve ser armazenada em recipientes que tenham sido usados para armazenar combustível ou pesticidas.


Métodos de purificação
Uma maneira de garantir a pureza da água é fervê-la, o que é recomendado por muitos programas de cuidados com a saúde e de higiene. Ferver a água rapidamente durante, pelo menos, cinco minutos, mata qualquer organismo causador de doenças. Entretanto, ferver a água não é fácil. É necessário muito combustível, o qual freqüentemente é caro ou difícil de encontrar; o gosto da água muda; a água precisa de arrefecer (esfriar) antes de ser bebida; enquanto a água arrefece, ela precisa de ser cuidadosamente armazenada para não se contaminar e para que ninguém se queime. Assim, ferver a água não é nem fácil, nem popular.
Os filtros de areia também podem purificar a água. Entretanto, o filtramento nem sempre remove todos os organismos. Uma camada de carvão pode ajudar a resolver este problema, mas muitos especialistas ainda aconselham que se ferva a água filtrada, ou que ela seja esterilizada com cloro. O cloro exige medidas cuidadosas. Se for colocado em demasia, a água ficará com um gosto ruim, e se for colocado muito pouco, há o risco de ele não matar todos os organismos. A quantidade de cloro em diferentes pós ou soluções pode mudar com o tempo e também varia de produto para produto.
Desinfecção solar
Em países em que há bastante sol, o calor e a luz do sol podem ser usados para matar organismos causadores de doenças. Este método está-se tornando muito popular, porque é barato, simples e exige pouco trabalho. Foi visto, através de pesquisas, que, se usado corretamente, a água tratada fica tão limpa quanto a água fervida. O processo é chamado desinfecção solar (SODIS – do inglês, solar disinfection).
Este método requer:
  • garrafas de plástico transparentes (as que são usadas para água engarrafada são ideais)
  • água não muito turva.
É importante não usar garrafas de vidro, pois elas não permitem a entrada suficiente de luz do sol na água. As garrafas de plástico possuem paredes muito finas, que permitem que a luz do sol chegue até a água. A água turva deve ser deixada parada, para que as impurezas se depositem e, então filtrada com um pano ou um filtro de areia, se ainda estiver turva.
Encha a garrafa limpa com aproximadamente três quartos de água, tampe e mexa com força por uns 20 segundos. Isto assegura que haja bastante ar na água, a qual reage com o sol e ajuda o processo de purificação. Depois, encha a garrafa completamente e deixe-a deitada de lado, num lugar onde ela receba luz direta do sol durante várias horas e onde o vento não a arrefeça. Um telhado é o ideal, se este for feito de chapas de metal, telhas ou concreto, ao invés de colmo (o qual poderia pegar fogo).
  

Deixe as garrafas ao sol durante, pelo menos, seis horas, onde elas devem ficar quentes ao toque. Depois, leve as garrafas para dentro, para que arrefeçam e estejam prontas para serem usadas. Se o tempo estiver nublado, as garrafas devem ser deixadas no telhado durante até dois dias, dependendo da quantidade de nuvens.

O método SODIS é fácil de se usar e não muda o gosto da água. Nada precisa de ser medido e a água pode ser mantida na mesma garrafa antes de ser bebida, reduzindo o risco de contaminação durante o armazenamento.
Para aumentar a temperatura da água (o que pode ser muito útil durante a estação das chuvas ou em climas mais frios) um dos lados da garrafa pode ser pintado de preto. A garrafa é deitada com o lado pintado por baixo, o que ajuda a temperatura da água a subir mais rapidamente.
Provavelmente haverá poucos problemas, a não ser que as pessoas usem água realmente suja, garrafas sujas, ou deixem as garrafas na sombra ou em locais onde o vento as arrefeça. Um dos principais problemas pode ser conseguir garrafas suficientes. Isto pode levar as pessoas a usarem garrafas velhas e muito arranhadas, o que evita a entrada da luz do sol.
Paul Dean trabalhou no Uganda por sete anos com a Tearfund e agora é consultor em Infraestrutura Rural e Engenharia Civil. Mais informações podem ser obtidas no website do método SODIS: 

www.sodis.ch 


Fonte: http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+51-60/Passo+a+Passo+51/Id%C3%A9ias+para+a+purifica%C3%A7%C3%A3o+da+%C3%A1gua.htm



2 - Clorin



Clorin Acuapura
Clor-in é um poderoso potabilizador a base de cloro orgânico cujo principio ativo é o dicloroisocianurato de sódio , elaborado para tratamento de água para consumo humano , eliminando os microorganismos causadores das doenças de veiculação hidrica. Apresentado na forma de comprimidos, facilitando a utilização não só para a água de beber mas também na higienização de alimentos. O principio ativo do Clor-in, possui um poder bactericida de 80 a 300 vezes superior aos tipos de cloro inorgânicos até hoje mais conhecidos ( hipocloritos, água sanitária, etc...), sendo totalmente inócuo à saúde. O puricador é aprovado e registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (M.S.) e utilizado pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Forças Armadas Brasileiras, indústrias de alimentos e refrigerantes, e outros.

(Clor-in 1 - uma cartela contém 30 comprimidos).

Duvidas sobre este produto? Converse com um de nossos especialistas! Por telefone (41)3233-0027, e-mail ou através de nosso atendimento Online.

Sobre a Marca:
A Acuapura Indústria e Comércio foi fundada com o objetivo de criar produtos a base de cloro orgânico, voltados ao tratamento de qualquer tipo de água e para a desinfecção e higienização em geral; sempre à base do DCCNA - Dicloroisocianurato de Sódio (Clor-in) característico pela eficiência bactericida do produto e com sua falta de toxicidade, em relação ao uso humano.
 

Fonte: www.clorin.com.br

3 - Hidrosteril
Ja imaginou vc ir para aquele camping nota dez, afastado de tudo, muito sossego e ao chegar lá, descobre que a unica fonte de agua, é uma bica que vem da serra, e o pior é vc esqueceu a agua mineral la na sua casa. Mas todos afirmam sobre a bica de agua: "pode beber sem medo, é agua pura, não faz mal". Ai vc toma aquela agua e no dia seguinte ta com uma diarreia, vomitando até as tripas e fica se perguntando: "o que será que me fez mal?"
Bom se vc conhecesse o Hidrosteril não teria esse problema. O Hidrosteril e um produto em gotas usado por montanhistas, aventureiros, que precisam de água potável sem ter como leva-la de casa, ou então na higienização de alimentos quando necessário. Muito útil para ser usado até mesmo em casa na preparação de alimentos, até porque o produto elimina restos de agrotóxicos e fungicidas.
Hidrosteril possui em face de sua formulação uma absoluta eficácia na esterilização de águas, frutas, verduras, legumes e utensílios, tornando-os bacteriológicamente limpos e preservando suas qualidades naturais.
Como funciona: Para purificação de Água.
Duas gotas para cada litro de água cristalina que pretende usar. Aguarde 10 minutos para utiliza-la normalmente.
Como funciona: Frutas , Verduras e Legumes.
Lave bem os alimentos que se pretende higienizar afim de livrá-los das sujeiras, visíveis tais como terra, adubo, carunchos, vermes, etc. Coloque-os em um recipiente não metálico e cubra-os com água, adicionando 10 (dez) gotas de Hidrosteril para cada litro de água em que estão imersos os alimentos. Aguarde por 10 (dez) minutos e utilize-os normalmente sem lavá-los novamente para não correr riscos de recontaminá-los.
O produto serve também para esterilização de frutas e verduras, mamadeiras e outros objetos. Pode ser encontrado em qualquer farmácia a um preço médio de R$ 6,50 o frasco com 55mm.
Para maiores informações acesse:

4- 
Purificador de água portátil SteriPEN

Cuidados com a água em acampamentos. Foto: Divulgação
A prática de camping é uma alternativa barata para quem quer viajar e curtir a natureza, além de ser uma ótima maneira de fazer novas amizades. No entanto, algumas precauções são necessárias para voltar apenas com boas histórias na bagagem. Um dos principais cuidados ao acampar é a atenção redobrada à procedência da água no lugar do camping ou aos arredores.

“Muitas pessoas não dão importância à qualidade da água que ingerem até passar por alguma experiência desagradável, como ser acometido por uma diarréia ou outras  infecções no meio de uma viagem”, afirma o farmacêutico Edson Chaves, diretor da FSW, empresa especializada em lançar novas tecnologias no mercado brasileiro na área de saúde.

Normalmente, a maioria das áreas de camping sofre com algum tipo de contaminação, principalmente na alta temporada e feriados prolongados, devido ao fluxo de visitantes. Fezes, restos de comida e resíduos de produtos de higiene podem contaminar o lençol freático e cursos de água próximo ao acampamento. Por isso, é indispensável verificar se você está coletando a água em um local confiável.


Embora, em quase todos os lugares você possa encontrar água mineral à venda, nem sempre adquirir esta água é a atitude mais acertada. Além de não se ter certeza da origem dela, a idéia é economizar e não dar para incluir mais este gasto diário no orçamento da viagem, não é?

A sorte é que existem algumas estratégias para tornar a água mais apropriada para o consumo. Uma delas é o uso de filtros de bombeamento, muito eficientes contra protozoários, agrotóxicos e alguns vírus, no entanto a maioria deles acaba entupindo por saturação. Uma outra solução seria o cloro, mas o gosto e o cheiro que deixa na água não agradam muito. A fervura e a pastilha de iodo também são outras opções utilizadas, mas demandam tempo para agir e o iodo, em excesso, pode prejudicar a tireóide.

Outra alternativa nesse segmento, que acaba de chegar ao mercado brasileiro, é o purificador de água portátil SteriPEN, representado no Brasil pela empresa FSW. Usando uma tecnologia de lâmpada ultravioleta de baixada freqüência, este aparelho garante eliminar até 99,99 % das bactérias, vírus e protozoários. “Esta radiação tem forte ação germicida, destruindo o DNA dos microorganismos, evitando sua multiplicação”, esclarece o farmacêutico Edson Chaves. 

Purificador de água portátil SteriPEN. Foto: Divulgação
Além da eficácia, uma das principais vantagens deste produto é a praticidade. Por ser portátil, o usuário pode levá-lo pra onde quiser. O aparelho também possui um chip interno que indica quando a operação é finalizada. O tempo de espera do tratamento da água depende da quantidade a ser tratada: para 0,5 litros é de 38 a 48 segundos e para um litro a espera é de 90 segundos.  

Outras qualidades do purificador SteriPEN é que, de acordo com o modelo, funciona a base de pilha ou energia solar, e não deixa cheiro nem gosto na água, além de não causar efeitos colaterais de longo prazo como o iodo.

Serviço:

Para obter mais informações e saber onde adquirir o purificador de água SteriPEN, acessewww.fswprodutosparasaude.com.br ou ligue: (21) 2501-2584 / 3795-9997

Fonte: http://www.brasildemochila.com/novo/index.php/destinos/mochileiros/261-cuidados-com-a-agua-em-acampamentos.html


5 -

Purificador Microbiológico de Água Portátil LifeStraw



Invenção do século, de acordo com diversas revistas e jornais americanos e europeus.
Ninguém passará mais sede e terá água de forma segura onde estiver.



LifeStraw funciona como um canudo, com um poderoso processo de filtragem que elimina 99,9999% de bactérias e vírus, garantindo proteção total contra microorganismos causadores de diarréia, disenteria, tifóide e cólera, além de Salmonela e outras bactérias causadores de doenças. 

Com o Lifestraw, você pode beber água de qualquer rio, riacho, lago, bica, poça de água, entre outros, sem preocupação. Mesmo que a água seja barrenta, extremamente suja (como a do rio absolutamente poluído), é só utilizar o LifeStraw e você estará salvo da sede e seguro contra doenças.

Características do Produto:

  • Oferece fácil acesso à água potável segura longe de casa.
  • Filtra no mínimo de 700 litros de água.
  • Mata e remove 99,999% das bactérias da água.
  • Mata e remove 99% dos vírus da água.
  • Remove partículas até 15 microns.
  • Não necessita de energia elétrica ou de peças sobressalentes para a vida útil do filtro.
  • Fácil de distribuir em massa, em áreas onde a água potável está contaminada.
  • Fácil de transportar, cabe no bolso da mochila.

Indicado para:

Viajantes (mochileiros, cicloturistas, mototuristas, entre outros), que irão passar por países e regiões onde a qualidade da água é duvidosa;

Esportistas (trekkers, montanhistas, canoistas, moutainbikers, campistas, entre outros), que terão difícil acesso a água potável;

Moradores de regiões afastadas do Brasil, onde não chega água potável de qualidade.

O LifeStraw filtra 700 litros de água, que, por exemplo, serve para o consumo de 01 litro de água por dia durante 02 anos. Para quem vai consumir somente em aventuras e viagens e não alcancará o limite em litros de água, recomenda-se a troca do produto após 3 anos do primeiro uso.

Especificações técnicas:

Composição: A parte externa do produto é feita de poliestireno de alto impacto. Contém corda para pendurar em volta do pescoço.

Ingrediente Ativo: Resina Halogenada ativa os ingredientes ativos dentro do filtro para matar agentes patogênicos. Carbono granular ativado (impregnado de prata) absorve ativo residual de halogênio.
Eficácia / Eficiência contra bactérias e viroses transmissíveis pela água comprovado em testes em laboratórios internacionais.

Segurança: Níveis residuais de prata: abaixo do valor estipulado pela Organização Mundial da Saúde e da US EPA MCL de 100 ppb. Níveis residuais do iodo: não existentes/dentro dos limites estipulados pela Organização Mundial da Saúde.
  • Capacidade mínimo de 700 litros.
  • Filtros 2 estágios de filtração de partículas.
  • Filtros de partículas de 125 microns até 15 microns.
  • Tamanho 31cm de comprimento e 2.9cm de diâmetro.
  • Peso 140 gramas (seco)
  • Peso 160 gramas (úmido)
  • Prazo de validade 3 anos quando armazenados na sombra e exposto a uma temperatura de no máximo 30ºC.

**ATENÇÃO**
O LifeStraw NÃO pode ser utilizado em água do Mar (água salgada), pois ele NÃO é um desalinizador.
Fonte: 

www.lifestraw.com.br/



Espero que aproveitem o máximo da postagem! Pesquisem mais e obtenham mais conhecimentos!

Tenham uma ótima instrução!

MARANATA!